Câmara concede cidadania ao ‘Xerife do Belo’ e comemora 88 anos do Botafogo

por Haryson Alves — publicado 24/09/2019 18h28, última modificação 24/09/2019 18h28
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Solenidade proposta por Marcos Henriques (PT) vai homenagear o sargento da PM José Fernandes e celebrar a importância do esporte, no dia do aniversário do Belo

O futebol profissional será homenageado em uma sessão solene da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), com a outorga do Título de Cidadão Pessoense ao sargento da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) José Fernandes de Sousa, às 15h, nesta quinta-feira (26). Conforme anunciou o propositor da solenidade, vereador Marcos Henriques (PT), em pronunciamento, na sessão ordinária desta terça-feira (24), o Sargento Fernandes, conhecido como ‘Xerife do Belo’, receberá a honraria em um evento no qual também serão celebrados os 88 anos do Botafogo Futebol Clube da Paraíba.

Vamos entregar o Título e comemorar no dia de aniversário do Botafogo. A entrega da cidadania pessoense ao ‘Xerife do Belo’ é uma forma da cidade reconhecer a importante contribuição imaterial que o homenageado presta à cultura e ao esporte de nossa terra, com sua irreverência e comprometimento, disseminando a paixão pelo futebol local e sedimentando a identidade do pessoense”, justificou Marcos Henriques, salientando que o sargento virou um símbolo da torcida botafoguense.

O parlamentar destacou que nos dias de jogos do Belo, o sargento Fernandes passeia pela cidade em um carro personalizado com fotos, promovendo uma verdadeira convocação ao torcedor botafoguense. Nos horários em que os jogos acontecem, dentro e fora do estádio, o ‘Xerife do Belo’ também exerce certo protagonismo, interagindo com os torcedores das arquibancadas. Além disso, o personagem tem elevado o nome do Botafogo, sendo fonte e tema de reportagens em veículos de comunicação da Paraíba, do Nordeste, do Brasil e também internacional, acumulando participações em matérias nos canais de televisão SBT, Globo, Record, Band e Fox, pelos quais foi entrevistado.

Também receberemos ex-jogadores do Belo; ex-presidentes e a direção atual do time; torcidas organizadas; radialistas e jornalistas que noticiaram as partidas do Botafogo da Paraíba; além de cronistas esportivos que relataram aspectos sobre a história e conquistas do Clube. Através da homenagem, reforçaremos a importância que o esporte tem para a população e para o desenvolvimento da cidade”, observou Marcos Henriques, convidando a sociedade a participar da cerimônia.

De acordo com o parlamentar, o esporte é algo determinante para o bem estar dos cidadãos, funcionando como estratégia de prevenção às drogas. “A Prefeitura tem papel fundamental para que as escolas, e outras instâncias, possam incentivar mais campeonatos e a participação popular nesses eventos esportivos, sejam profissionais ou amadores, nos bairros”, defendeu o vereador, lamentando a redução da verba destinada ao esporte no Município.

O reconhecimento ao Belo é mais que válido. O esporte é uma das ferramentas para que as pessoas não entrem no narcotráfico nem no crime organizado. Não houve só redução de investimentos no esporte, mas cortes no orçamento destinado a essa área, em João Pessoa. Devemos estar mais atentos”, aparteou Sandra Marrocos (PSB), seguida de Carlão (DC). “As medidas voltadas ao esporte devem ganhar mais incentivo. Através da prática esportiva, o atleta acaba nutrindo amor por sua terra, sua localidade, surgindo um sentimento de patriotismo”, destacou o vereador.