Documentário da TV Câmara de João Pessoa é selecionado para festival de cinema nos Estados Unidos

por Secom CMJP — publicado 09/09/2019 13h42, última modificação 09/09/2019 13h42
Colaboradores: Imagens: Arquivo CMJP
O filme “Essência” expõe a diversidade humana e incentiva o respeito diante das diferenças entre as pessoas

O documentário “Essência”, produzido pela TV Câmara de João Pessoa, foi selecionado para o Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), considerado o mais importante festival de cinema brasileiro no exterior. O anúncio foi feito no último fim de semana. A 12ª edição do evento será realizada entre os dias 13 e 17 de outubro, na Califórnia. O filme, dirigido pelo jornalista Lael Arruda e pelo cineasta Lúcio César Fernandes, traz diferentes olhares sobre a vida de cinco personagens distintos: um índio potiguara, um homem trans, uma professora de história, uma cantora de forró e um vendedor ambulante.

“Reconhecemo-nos em nossa essência, mesmo que o próximo, aparentemente, seja muito diferente de nós. E quando expomos isso, conseguimos criar mais empatia entre as pessoas, um sentimento tão necessário num mundo cheio de conflitos. O documentário traz histórias cheias de sorrisos, lágrimas e muita dignidade, que despertarão o sentimento de que todos somos um só” explica Lúcio César Fernandes, um dos diretores.

É a primeira vez que uma produção de uma TV Legislativa brasileira é selecionada para o LABRFF. “É uma felicidade imensa saber da repercussão do nosso trabalho. A TV Câmara de João Pessoa tem ocupado um lugar de protagonismo entre as emissoras legislativas do Brasil, se destacando com vários projetos desenvolvidos aqui. Isso nos deixa honrados, pois é o trabalho dos nossos profissionais, da equipe da Casa, sendo reconhecido pela excelência”, destaca o secretário de Comunicação da CMJP, Lael Arruda, que divide a direção do documentário.

A Paraíba ainda está representada por outros cinco filmes. Quatro deles compõem a Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez, que acontecerá dentro do festival, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o LABRFF. Os selecionados foram: “Rebento”, de André Morais; “Bodas de Aruanda”, de Chico Sales; “Crua”, de Diego Lima; e “Deus não acredita em máquinas”, Ely Marques. O último representante paraibano é o documentário “O Grande Amor de um Lobo”, do cineasta Kennel Rógis.

Antes da exibição nos Estados Unidos, o documentário “Essência” será lançado em João Pessoa e estreará na TV Câmara no início de outubro. “Recebi a notícia da seleção com muita felicidade. A Câmara de João Pessoa tem utilizado seus veículos de comunicação para gerar mais educação e cidadania, e estamos colhendo bons frutos. Desde campanhas de proteção à vida da mulher, até a produção de novos programas, estamos sendo reconhecidos pelo trabalho realizado. Isso mostra que estamos no caminho certo e nos incentiva a produzir cada vez mais” relata o presidente da CMJP, vereador João Corujinha (DC). 

12º LABRFF 

No total, 48 filmes foram selecionados, e estão divididos em mostras competitivas e de exibição especial. Ainda foi divulgada a Seleção Oficial do 1º Los Angeles Latin Music Video Festival, competição de videoclipes lançada pelo LABRFF. O LABRFF é uma grande vitrine para as produções brasileiras, reunindo na capital mundial do entretenimento alguns dos principais profissionais da indústria cinematográfica, além de abrir espaço e incentivar novos talentos. Desde 2008, centenas de filmes exibidos no LABRFF ganharam reconhecimento crítico e receberam distribuição comercial. Com mais de 700 filmes exibidos e 350 prêmios distribuídos, o LABRFF promove e difunde o audiovisual brasileiro na capital mundial do cinema, Hollywood.