Escola na Câmara: CMJP recebe alunos do IFPB na manhã desta quarta-feira (6)

por Clarisse Oliveira publicado 06/11/2019 14h21, última modificação 06/11/2019 14h21
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Estudantes conheceram as instalações do Legislativo Municipal e assistiram palestras sobre o funcionamento da Casa e sobre o Estado Democrático de Direito

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu, na manhã desta quarta-feira (6), visita de alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa. A atividade é fruto da união dos programas ‘Escola na Câmara’, da Escola do Legislativo da CMJP, com ‘Mandato Legal’, da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), resultado de uma parceria entre os órgãos.

Estudantes dos cursos de contabilidade, eletrotécnica, edificações e mecânica começaram a visita assistindo a uma palestra sobre o Estado Democrático de Direito, depois presenciaram o início da sessão ordinária. “Lá eles acompanharam a abertura da sessão, o pequeno expediente, com a leitura da pauta, e os primeiros pronunciamentos”, explicou o presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto.

Em seguida, os estudantes conheceram o Centro Cultural da Casa e assistiram a outra palestra, explicando a história da Câmara e os trâmites da sessão ordinária, com a participação do diretor da Escola do Legislativo, vereador Lucas de Brito (PV). Ao final, foi aberto espaço para que os estudantes pudessem propor medidas, soluções ou apresentar demandas aos vereadores.

A professora e diretora de ensino do IFPB, Diana Moreno Nóbrega, ressaltou a importância da parceria da CMJP com o TRE-PB para aproximar os alunos a desses órgãos e fazê-los vivenciar essa realidade. “É uma aproximação fundamental para a formação dos estudantes, do ponto de vista do conhecimento e da atuação deles para o bem da sociedade. É importante esse estímulo ao interesse do estudante secundarista em buscar cada vez mais informação e conhecimento, e essa experiência contribui com a formação cidadã dos alunos, que está incluída na missão do IFPB como um todo: formação técnica, cidadã e humana”, declarou.

A aluna do segundo ano do curso de Contabilidade, Ellen Souza, destacou a importância da visita para seu desenvolvimento como cidadã. “Está sendo incrível conhecer como funciona a Câmara, o Centro Cultural e, principalmente, saber que a gente tem uma participação aqui. Essa experiência é muito importante para a minha formação cidadã e profissional, porque eu vou procurar me informar mais sobre o que está acontecendo no Município e participar para saber se quem eu estou votando está realmente me representando”, afirmou Ellen, ressaltando também a importância da valorização dos patrimônios históricos da cidade.

A estudante do primeiro ano, também do curso de Contabilidade, Graziela Marques da Silva, salientou a importância de seu papel multiplicador. “Visitar a Câmara hoje foi uma das melhores coisas que me aconteceu como cidadã, pois estou conhecendo meus direitos e sabendo como funciona. É bom vir aqui conhecer, porque você pode repassar para a família, os colegas, pra todo mundo como funciona, e pode tirar dúvidas de outras pessoas, assim como você tinha”, declarou.

Ainda participaram da visita as servidoras do TRE-PB Maria Glória Nunes e Gilmara de Araújo.