Estudantes da Escola Olivina Olívia participam do ‘Escola na Câmara’

por Haryson Alves — publicado 23/10/2019 13h50, última modificação 23/10/2019 13h50
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Alunos conheceram as atribuições e rotinas do Legislativo Municipal Pessoense

Estudantes de três turmas do 2º ano do Ensino Médio Técnico em Administração, da Escola Cidadã Integral Professora Olivina Olívia Carneiro da Cunha, participaram do projeto ‘Escola na Câmara’, na manhã desta quarta-feira (23). O projeto da Escola do Legislativo Professor Celso Furtado consiste em uma visita às dependências da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para que os alunos possam conhecer um pouco mais sobre o Legislativo, além de acompanharem de perto algumas das rotinas da Casa e de seus parlamentares.

Realizamos uma exposição a respeito do estado democrático de direito, do federalismo brasileiro, das atribuições do Poder Legislativo Municipal e uma introdução ao Regimento Interno da CMJP, sobretudo a respeito do rito das sessões ordinárias, haja vista que os estudantes acompanharam parte da sessão do dia e a votação de requerimentos”, confirmou o presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto.

Após receberem as boas-vindas, em plenário, do diretor da Escola do Legislativo, vereador Lucas de Brito (PV), e do vice-presidente da Casa, Leo Bezerra (PSB), os visitantes ainda conheceram o Centro Cultural da Câmara, onde puderam contemplar a exposição fotográfica que retrata pontos turísticos da Capital ‘João Pessoa de Todos os Tempos’. A mostra contém 20 imagens produzidas pelo fotógrafo da Casa, Olenildo Nascimento, além de dez pinturas em tela do artista plástico Railson Damasceno. As turmas ainda conferiram uma exposição permanente que relata a história da Casa Napoleão Laureano, contendo curiosidades e documentos históricos do Legislativo Pessoense. 

De acordo com o coordenador dos cursos técnicos da Escola Olivina Olívia, Joacir Ribeiro, a atividade é compatível com o currículo transversal, cidadão e voltado para disciplinas da Administração, haja vista o diálogo com a administração na esfera pública. “É a primeira vez que visitamos a Câmara. Essa experiência foi importante para que os estudantes enxerguem melhor questões relacionadas à administração pública, direitos, deveres e noções de cidadania, temas extremamente relevantes para o processo educacional deles”, salientou. 

O estudante da turma do 2º Ano ‘C’, Pedro Henrique, disse ter se surpreendido com a visita. “Obtive tanta informação nova, desde as divisões dos Poderes, às responsabilidades que o Legislativo tem. Além disso, eu não tinha conhecimento de como a Câmara se organizava e realizava suas sessões. Meu pensamento mudou sobre ser um cidadão mais esclarecido e atuante”, revelou.

As turmas ainda participaram de um momento em que puderam tirar dúvidas sobre a Câmara, avaliar a visita e fazer sugestões à Casa e a seus parlamentares. As atividades do ‘Escola na Câmara’ aconteceram em parceria com o projeto ‘Mandato Legal’, voltado à cidadania de jovens eleitores, da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB).