Plenário aprova 23 Projetos de Decretos Legislativos

por Clarisse Oliveira — publicado 26/12/2016 21h00, última modificação 04/07/2019 16h01
Colaboradores: Fotos Olenildo Nascimento
Na última votação de 2017, parlamentares aprovaram 23 normas que concedem homenagens a personalidades que prestaram serviços para a Capital paraibana

Os vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovaram, em votação, na tarde desta terça-feira (27), 23 Projetos de Decretos Legislativos que concedem honrarias a personalidades ou instituições que, de alguma forma, prestaram ou ainda dedicam serviços relevantes para a Capital paraibana.

Ao todo, foram aprovados 11 Títulos de Cidadãos Pessoenses; sete Medalhas do Mérito da Cidade de João Pessoa; um Diploma de Honra ao Mérito; dois Diplomas Estudante Destaque José Lins do Rêgo; uma Comenda Educador Darcy Ribeiro; e uma Comenda João Paulo II.

Dentre as personalidades a serem homenageadas estão: o vereador Renato Martins (PSB); o jornalista Olavo Luiz Pimentel de Carvalho; o arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires; o radialista Nilvan Ferreira da Silva; a professora Juliana Pereira da Silva; o Padre Francisco Leônidas da Silva; e os empresários José Teotônio Dantas Leite e Tarcízio Leite Dantas.

Médica referência nos estudos sobre o vírus da Zika será homenageada

Também foi aprovada uma Medalha do Mérito Cidade de João Pessoa à médica Adriana Suely de Oliveira Melo, em reconhecimento ao seu trabalho no combate ao vírus da Zika. A médica foi a primeira pesquisadora a comprovar a associação do vírus com a microcefalia em recém-nascidos. O PDL é de autoria da vereadora Eliza Virgínia (PSDB) e foi aprovado de forma unânime.

“A profissional perde o sono planejando formas de ajudar as mães de bebês com microcefalia, paga do próprio bolso exames de pacientes e já é reconhecida como figura-chave para entender e combater um mal que se transformou em emergência mundial”, justificou a propositora da homenagem.