Vereador solicita a construção de um Terminal de Integração na Perimetral Sul

por Bertrand Sousa (Assessoria do vereador) / Edição: Secom CMJP — publicado 19/12/2016 21h00, última modificação 04/07/2019 17h32
Colaboradores: Fotos Olenildo Nascimento
O transporte público de qualidade tem sido uma das principais bandeiras de luta do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD)

O vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) solicitou à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) a instalação de um novo Terminal de Integração no bairro Valentina de Figueiredo, no final da Rua Flodoaldo Peixoto Filho, às margens da Perimetral Sul.

“A ideia é que esse grande Terminal seja único na região e concentre todas as linhas e empresas que circulam no Valentina. O requerimento é mais um apelo dos moradores, que têm reclamado sempre sobre as linhas de ônibus que não atendem satisfatoriamente as demandas do bairro. Por isso, um novo Terminal de Integração no Valentina seria fundamental para equacionar problemas cotidianos enfrentados pelos passageiros, sobretudo nos horários de maior movimento e fluxo de veículos”, justificou Marmuthe.

De acordo com o parlamentar, o Terminal de Integração em funcionamento no bairro do Valentina, recebe diariamente um grande número de ônibus e passageiros, que se deslocam para as mais diversas partes da cidade. Porém, segundo ele, existem problemas diversos no seu funcionamento, como a falta de policiamento no local, a dificuldade de entrada e saída dos coletivos, havendo inclusive, registros de vários acidentes; entre outras questões operacionais.

“Os usuários de ônibus do Valentina não conseguem planejar sua rotina, pois dificilmente as empresas cumprem os horários de suas linhas, havendo constantes atrasos nos intervalos de chegada e saída de cada viagem. A infraestrutura e segurança do Terminal de Integração do bairro deixam a desejar. Por essas razões é realmente necessário que a Semob desenvolva e execute um projeto para construção de uma nova Integração, garantindo a este grande contingente populacional o direito ao transporte publico de qualidade”, disse Marmuthe.

O transporte público de qualidade tem sido uma das principais bandeiras de luta do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), presidente da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e de Fiscalização da Qualidade no Transporte Público da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Através de Projetos de Lei (PL) e requerimentos, o parlamentar tem buscado contribuir para melhoria da qualidade deste serviço, apresentando alternativas e cobrando providências para garantir melhorias no sistema de transportes da Capital paraibana.

Outras demandas na mesma área

Ao longo do seu mandato na CMJP, o vereador realizou audiência pública para discutir sobre o transporte público na Capital e encaminhou diversos requerimentos à Semob solicitando melhorias para o setor. Entre eles, destacamos: Requerimento 10857/2014, pedindo a fiscalização das condições dos ônibus que fazem a linha 7120 - Parque do Sol / Acesso Oeste; Requerimento 13.272/2014, solicitando a expansão do itinerário da linha i008 – Valentina/Mangabeira; Requerimento 7.864/2014, para que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e Semob desenvolvessem um aplicativo com informações sobre a localização e o tempo de espera dos ônibus; Requerimento 20.068/2015, pedindo a criação de uma linha Circular compartilhada, para atender as dezenas de comunidades circunvizinham ao bairro do Valentina; Requerimento 22.589/2016, que deu origem as linhas circulares interbairros 9901 e 9902, ligando Valentina e Mangabeira.