João Pessoa, 16 de maio de 2024
  5. Jornalista resgata a história da...
Jornalista resgata a história da Câmara de João Pessoa em livro que será lançado dia 17
11.11.2022
Redação

Lançamento faz parte da agenda de comemorações dos 75 anos da Câmara Municipal de João Pessoa

Está tudo pronto para o lançamento do livro “CMJP 75 ANOS – Liberdade, Transparência, Democracia”, do jornalista Edmilson Lucena. O evento acontecerá às 16h do próximo dia 17, quinta-feira, no Hotel Globo, no Centro Histórico da Capital, dentro das comemorações do 75º Aniversário da Câmara Municipal de João Pessoa, a partir da redemocratização de 1947. O livro resgata a história da Casa Napoleão Laureano, de 1947 aos dias atuais e foi escrito a partir de pesquisas nos arquivos da Casa, nos jornais A União, O Norte e Correio da Paraíba; Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Academia Paraibana de Letras, Fundação Joaquim Nabuco, em Pernambuco; Fundação Casa de José Américo e, principalmente, dos depoimentos de ex-presidentes, vereadores e vereadoras, os verdadeiros protagonistas de todo o processo.

Paralelamente, o autor destaca, ao lado dos acontecimentos que marcaram a CMJP durante todo esse tempo, os fatos mais importantes de cada década, dos anos 50 até o presente momento, a exemplo do suicídio de Getúlio Vargas, ascensão de Juscelino Kubstcheck, eleição e renúncia de Jânio Quadros, posse e exílio de João Goulart, o golpe militar de 1964 e, assim, por diante.

A vida e morte do vereador e médico Napoleão Laureano, patrono da Câmara, têm espaço importante e especial no livro, que também reproduz depoimentos reveladores e surpreendentes de personagens que se confundem com a própria história da Casa, a exemplo de Cabral Batista, vereador desde a primeira legislatura e presidente por 10 vezes; Carlos Mangueira, Geraldo Gomes de Lima, Gerson Gomes de Lima e Genivaldo Fausto de Oliveira, entre outros não menos importantes.

A cassação de Antonio Augusto Arroxelas, em 1964, ganhou um capítulo especial no livro. “A verdade sobre esse lamentável episódio comandado pelos próprios vereadores à época é, finalmente, restabelecida”, afirma.

As mulheres têm um tratamento especial, com espaço para todas, a partir da primeira vereadora eleita em João Pessoa, Ofélia Gondim, em 1973, seguida por Magdalena Alves, Sônia Germano, Creusa Pires, Nadja Palitot, Sandra Marrocos, Eliza Virgínia e as suplentes Vera Lucena, Helena Holanda, Fabíola Rezende, Rebeca Sodré e Cris Furtado.

Edmilson Lucena faz questão de deixar claro que o propósito, sempre que possível, a partir desse livro, “é documentar a história da Câmara e da cidade de João Pessoa, mesmo que de forma singela, como contribuição à preservação do seu passado e incentivo à exaltação do trabalho que se realiza na Casa para que as atuais e futuras gerações redescubram valores antigos e cultuem, no caso particular da Capital paraibana, o que a cidade tem de mais fascinante – a sua paisagem”.

Defende, ainda, que é preciso “estimular o respeito e crença nas ações da Casa Napoleão Laureano, a defesa do patrimônio histórico e natural da cidade, associando essa iniciativa à luta contra a mutilação do seu perfil urbano. Nossa intenção, enfim, é despertar os sentimentos e a consciência dos que amam a capital paraibana e têm responsabilidade com o seu futuro”.

A capa do livro ficou a cargo de Thiago Martins, com fotos de Olenildo Nascimento e orelha escrita pelo jornalista Suetoni Souto Maior, todos servidores da Câmara de João Pessoa.

Edmilson Lucena

© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.